segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em Joinville, tudo é inviável.

Antes, deixarei dispostas algumas informações: 

Caxias do Sul é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul, no Brasil. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. Sua população é de  441 332 hab. 

Queres confirmar os dados? Vá aqui.

Agora analisemos as duas notícias dispostas abaixo:

"A Visate irá implantar no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul o novo modelo de ônibus BRT. O veículo terá 23 metros e atenderá, no primeiro momento, a linha 02 – Salgado Filho, Marcopolo, Ana Rech. Segundo o gerente operacional da Visate, Sérgio Benetton, o novo modelo está em fase de acabamento na Marcopolo e deverá ser implantado até o final de agosto. 

Sobre a lotação do transporte coletivo da cidade, Benetton explica que a solução é terminal com o sistema radial. Além disso, ele afirma que as estações de transbordo Imigrante e Floresta auxiliarão para descongestionar o trânsito."

"Novo ônibus da Visate

Um novo modelo de ônibus da Visate, mais comprido, deve entrar em operação em setembro.
O cumprimento do veículo articulado é de 23 metros, com capacidade para 172 pessoas, em pé e sentadas, considerando-se uma ocupação de cinco pessoas por metro quadrado livre. Ele deve fazer a linha Salgado Filho-Marcopolo-Ana Rech. A produção deste veículo está sendo concluída na Marcopolo. Em um segundo momento, outros quatro ônibus do mesmo tamanho, com chassi Scania, devem ser incorporados à frota da Visate."

Duas matérias, bem redundantes, para dar mais veracidade a informação. Você as encontra aqui e aqui

Aí está o MONSTRO DE 23 metros.





É com muito pesar que venho vos informar que Joinville é a capital nacional do pessimismo. Não é difícil você ouvir nas rádios, ou da boca de muitos responsáveis técnicos e executivos da cidade as frases: "Não é possível, não temos demanda"; " a cidade não comporta esse tipo de tecnologia"; "não dá, não pode, não é coerente". Por esse motivo, vemos uma cidade de praticamente 600 mil habitantes, com uma infraestrutura de vilazinha do interior. A pior parte é ter que se deparar com notícias como estas dispostas acima, advindas de cidades com infraestrutura em alguns pontos até pior que Joinville, além de, claro, ter uma população menor. Mesmo assim estas não tem medo de investir em inovações, seja na área de transporte, seja em qualquer outra disposta. O ápice da bizarrice, podemos chamar assim, foi quando lançaram o maior ônibus do mundo em Curitiba. Enquanto em Joinville, os empresários, somados com a prefeitura e a imprensa se apressaram em criar uma matéria televisiva e no jornal online (estou há dois dias tentando resgatá-la), alegando que esse tipo de carro é inviável para Joinville, Caxias do Sul fez isso:


Podemos notar a infraestrutura de Caxias no vídeo. A coisa não é muito diferente de Joinville, sendo pior em alguns pontos. 


Vamos acordar Joinville? Estamos chegando ao ponto em que o comodismo e o negativismo estão começando a trazer prejuízos para a cidade. As empresas concessionárias do transporte coletivo ainda não perceberam, mas esse comportamento alheio ao crescimento da cidade, que preza por tecnologia arcaica, tem gerados frutos negativos para o transporte local. Vamos pensar pra frente? As coisas não vingam em Joinville por conta de um ponto: Falta de vontade, de todos, desde a população, passando pelos empresários da cidade, até a classe política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário